VII Trail Fisgas de Ermelo
stipe07, 30.08.24
30km
1600 d+
3h49m23s
60° Geral (em +-260)
10° M45
O sétimo desbaste do ano civil de 2024 dividiu-se por Ermelo e Mondim de Basto, na edição deste ano do Trail Fisgas do Ermelo, prova a contar para o Campeonato de Portugal de Trail, zona norte (ATRP). Os trilhos deste carrocel são fantásticos e a organização está de parabéns pela excelência do percurso. É um percurso bastante duro, exigente, desafiante e incómodo, mas espetacular! Há que saber sofrer e ter predisposição para ir aos limites... Nesta prova não há segmentos confortáveis. A subir ou a descer o fator psicológico está sempre presente e não se pode vacilar um segundo.
Cumpro as subidas, adorava rolar melhor nos segmentos com menor desnível + e mais planos, mas a carga, o volume, a falta de tempo para o treino e, se calhar, a idade, já não me permitem, infelizmente, ter grandes ilusões nesse aspeto, mas adorei a descida do alto da Senhora da Graça para Mondim de Basto. É um dos segmentos de descida mais difíceis que conheço, mas também o mais espetacular! Dívida cobrada, porque o ano passado essa descida foi cumprida em "modo caminhada", mas espero repetir a dose!
Foi melhor o resultado do que a exibição, ou seja, à partida tinha a expetativa de que o corpo correspondesse melhor à dureza da prova e, por outro, e tendo em conta a qualidade da concorrência, estava preparado para uma classificação geral mais modesta, confesso.
Um enorme obrigado a todos aqueles que apoiam e patrocinam a Tuga Mobile ADAP Trail e a quem me acompanha nestas aventuras e também dá sempre o melhor de si.